Se você anda incomodado com as ameaças de espionagem, preparamos um especial de programas de segurança e criptografia, para manter seus arquivos protegidos, confira.
Primeiro, use um firewall. Este tipo de programa impede acesso remoto aos seus arquivos, a camada mais básica de segurança.
ZoneAlarm: Um dos melhores já lançados, sem dúvida alguma. Proteção contra roubo de identidade, invasões do seu computador, impede programas instalados de enviarem informações para a internet, entre outras proteções.
Depois, criptografe seus arquivos sensíveis. Assim, mesmo que seus arquivos sejam acessados, o conteúdo deles ficará protegido.
- 1 Second Folder Encription: Permite criptografar rapidamente arquivos e pastas no seu computador, através de uma senha.
- True Crypt: Um pouco mais avançado, tem um recurso interessante de criptografia on the fly: assim que você salva ou fecha um arquivo, ele é criptografado imediatamente.
- Free OTFE: Cria partições criptografadas e permite até encriptar seu disco rígido inteiro, uma boa alternativa ao PGP que agora é pago.
- Softwares para criptografia de pendrive, existem aos montes. Aqui no Tecnofagia falamos do USB Safeguard e do Comodo Disk Encryption, por exemplo.
Extra: Ferramentas de computação forense. São ferramentas especializadas em recuperar informações sensíveis, criptografadas ou ocultas:
Com o OSForensics, por exemplo, é possível rastrear atividades executadas no computador, sites visitados, senhas salvas, mapeamentos de rede criados ou desfeitos, pendrives usados e muito mais.