Como bloquear sites da internet

Se você tem filhos pequenos, deve se preocupar com os sites que eles acessam na Web.

Se tem uma pequena empresa, também pode querer restringir o acesso dos seus funcionários a determinados programas de comunicação ou sites.

Veja neste artigo como fazer isso.

Primeira Opção: InterApp Control Freeware grátis e em português.

É um software leve e muito fácil de usar. Você consegue bloquear sites e programas como Orkut e MSN, por exemplo, criando regras com palavras-chave relacionadas ao título das janelas que você quer fechar. Você também pode definir para quais usuários e em que horários o bloqueio estará valendo.

Como o sistema de palavras-chave permite bloquear qualquer janela do Windows, você consegue bloquear downloads, Painel de Controle, anexos de email, uso da impressora e até proteger pastas e arquivos.

Faça o download do InterApp Control aqui.

Segunda opção: A ferramenta gratuita SteadyState, da Microsoft.

Com o SteadyState, você pode definir privilégios de acesso à internet para cada conta de usuário do computador: seu filho pode ter o acesso ao Orkut bloqueado durante a semana, ou poderá ficar apenas 2 horas conectado quando não for fim de semana, por exemplo.

E se você tiver mais de uma pessoa que acessa o mesmo computador, pode definir acessos diferenciados para cada um deles, incluindo acesso ao MSN, sites da internet que são permitidos e assim por diante.

Além disso, você pode bloquear a execução de quaisquer programas, restringir itens do menu iniciar, pastas do computador e muito mais.

Se houver algum problema (um vírus ou spyware, por exemplo), basta reiniciar o computador para tudo voltar ao normal.

Faça download do SteadyState aqui. (Apenas se o seu WindowsXP for original)

Terceira Opção: Se você estiver usando outra versão do Windows, pode editar o arquivo de hosts:

Abra o arquivo C:\WINDOWS\system32\drivers\etc\hosts no bloco de notas. A seguir, inclua um endereço de IP, seguido de um espaço [tab] e o endereço que deseja redirecionar:

No exemplo acima, se o seu filho digitar www.orkut.com, ele será redirecionado automaticamente para o endereço http://127.0.0.1, que é um endereço local do seu computador, de conteúdo nulo.

Você pode incluir quantos sites quiser, sempre neste padrão e um embaixo do outro na lista.

Obs.: Para editar o arquivo hosts é preciso ter privilégios de Administrador, portanto, certifique-se de que ninguém mais que usa o computador tenha este privilégio, caso contrário, suas configurações poderão ser desfeitas.