Conheça 3 soluções tecnológicas para otimizar empresas

A tecnologia revolucionou a forma de gerir empresas. Atualmente, a maioria das empresas já depreende a necessidade da automação e dos inúmeros benefícios trazidos por ela. Com a mudança do mercado, cada vez mais dinâmico e competitivo, apostar em automação é uma questão inevitável de ajuste a novos tempos, que exigem agilidade e assertividade por parte de empresas de todos as áreas de atuação.

Apesar da conjuntura econômica desfavorável, momento em que investimentos refreiam, custos são cortados e negociações desaquecem, diversos empreendedores reconhecem as soluções tecnológicas como grandes aliadas para o dia a dia corporativo. De forma geral, nos dias de hoje eficiência é a palavra de ordem para o sucesso dos negócios.

business

Modelo tradicional de gestão e automatização: duas formas opostas de gerenciamento

Manter uma marca em alta no mercado é uma tarefa que requer planejamento, pesquisa, estratégia e organização. Nesse sentido, a automação de processos internos e externos torna-se uma poderosa ferramenta para gestores e colaboradores. O cenário atual é bipartido, no qual há empresas conservadoras, que não reconhecem a tecnologia como prioridade; e há companhias que reconhecem a necessidade de se ajustar à realidade do mercado por meio de soluções tecnológicas.

De acordo com levantamentos realizados pelo Sebrae, micro e pequenas empresas têm recorrido a sistemas de gestão de alta tecnologia, a fim de garantirem seus posicionamentos no mercado. Segundo especialistas, a implantação de sistemas gerenciais informatizados é a maneira mais segura de o gestor ter em mãos, de forma prática, informações valiosas, úteis e 100% confiáveis, fundamentais para tomadas de decisão, alinhamento de projetos, controle financeiro e muitas outras atividades.

3 soluções tecnológicas para fomentar a rotina empresarial

Metodologia Kanban

Uma das maneiras mais eficientes para controlar todos os estágios de projetos é por meio da metodologia kanban, ferramenta online que delega e controla tarefas. Através do kanban é possível monitorar e visualizar o andamento de atividades: o sistema personalizável é indicado para vários tipos de negócio e é utilizado nas mais diferentes estratégias de uma empresa (marketing, contratação, gestão financeira e outros).

Kanban é um termo japonês que significa “cartão” ou “sinalização”. O sistema foi criado na década de 50 e implementado pela primeira vez na Toyota, por intermédio de cartões para indicar e acompanhar visualmente o andamento das empresas.

Intranet Corporativa

Para garantir a produtividade, comunicação e interação são fundamentais. A troca segura e assertiva de informações é possível graças ao sistema intranet, rede de computadores privada e de uso exclusivo de um determinado local que só pode ser acessada por colaboradores autorizados.

A Intranet Corporativa permite que todos os departamentos possam trocar informações entre si, atuando como uma espécie de depósito virtual de informações, que é alimentado pelos demais setores de uma corporação. Dessa forma, toda a equipe fica a par de tudo que está acontecendo na empresa.

Extranet

A extranet é uma solução tecnológica voltada para o público externo (stakeholders, fornecedores, clientes e parceiros). A extranet funciona em ambientes hospedados na Internet e só pode ser acessada com uma senha. Com isso, é possível que um cliente acesse o site de um fornecedor e acompanhe prazos, encomendas e pedidos. A Extranet é uma extensão privada de uma empresa por meio da intranet corporativa.

Para que a Extranet seja bem-sucedida, é preciso avaliar acuradamente sua utilidade para a empresa. O sistema é recomendado para empreendimentos com instalações em diferentes locais e reduz custos, controla acesso a dados e informações, dentre outras facilidades.

Uma gestão eficiente favorece resultados positivos, otimiza produtos e aumenta o número de clientes satisfeitos.