Review: Leawo iPhone Data Recovery

Usuários de iPhones, iPads e iPods Touch podem evitar problemas de perda de dados dos seus dispositivos usando o iTunes ou o iCloud para voltar o estado dos aparelhos de acordo com algum backup feito. Temos uma solução melhor, confira.

Muitas vezes o iTunes ou o iCloud não são as formas mais indicadas, porque exigem que você apague todos os seus dados e configurações antes de restaurar seu backup.

É nessa hora que você deve experimentar um software multifuncional para recuperação de dados do seu dispositivo, o Leawo iPhone Data Recovery.

O Leawo iOS Data Recovery é um software para iPad, iPhone e iPod Touch fornecido pela Leawo Software Co., Ltd. Ele provê 3 meios de recuperação de dados: recuperação do dispositivo, recuperação do Backup do iTunes e recuperação do Backup do iCloud.

O software tem uma interface simplificada que permite que até usuários pouco experientes possam utilizá-lo sem nenhuma dificuldade:

Este programa de recuperação permite restaurar 7 tipos de conteúdo deletados indevidamente, incluindo: contatos, mensagens, histórico de chamadas, anotações, entradas de calendário, lembretes e até favoritos do Safari.

Ele também recupera 12 tipos de dados de backup do iTunes e iCloud, incluindo: fotos do rolo da câmera, streaming de fotos, álbuns, mensagens de SMS e MMS, anexos, contatos, histórico de chamadas, notas, entradas de calendário, lembretes, mensagens de voz e favoritos do Safari.

Com este software, usuários de iPhone, iPad e iPod Touch não precisam mais se preocupar em perder dados importantes dos dispositivos.

O Leawo iOS Data Recovery também está disponível para Mac (Leawo iOS Data Recovery for Mac) e oferece as mesmas funcionalidades para usuários de Mac.

Como usar

Como mencionamos, são 3 opções de recuperação:

1 – Recuperação do dispositivo

É a forma de recuperação de dados apagados diretamente do dispositivo, que ainda não foram salvos em nenhum outro lugar.

Após conectar seu dispositivo, o programa irá reconhecê-lo e permitir o scan. O scan irá fazer uma análise detalhada do conteúdo do seu dispositivo e informar quais informações apagadas recentemente podem ser recuperadas:

Depois de escolher o que deseja recuperar, informe uma pasta no seu computador para gravar o material recuperado.

Se você usar um iPhone 4 ou iPod Touch 4, pode ser preciso entrar em modo DFU (Device Firmware Update, um modo diferente de recuperação). O próprio programa traz um tutorial detalhado sobre como entrar neste modo.

2 – Recuperação do Backup do iTunes

Este modo de recuperação não requer que o usuário conecte seu dispositivo ao computador. O programa irá mostrar os backups recentes feitos no iTunes a partir do computador, aí basta escolher um backup e clicar em Scan para a análise:

Depois do scan, a lista de arquivos e dados recuperáveis será mostrada e você escolhe a pasta no seu computador onde deseja gravá-los.

3 – Recuperação do Backup do iCloud

Desde o iOS 5 os usuários de iOS podem criar uma conta no iCloud para fazer backup de seus dados. O Leawo iPhone Data Recovery pode se conectar à sua conta do iCloud e fazer download do seu backup. É preciso que você tenha configurado seu backup no iCloud.

Depois de uma análise do seu backup, o programa irá mostrar os 12 tipos de dados que podem ser recuperados. Da mesma forma que os outros tipos de recuperação, você deverá informar uma pasta no seu computador para gravar os dados recuperados.

Conclusão

O software é realmente excelente para recuperar dados apagados indevidamente. Apesar de não oferecer uma opção para recuperar os arquivos diretamente para o dispositivo (os arquivos recuperados ficam em uma pasta no seu computador), é um programa muito útil. O programa pode ocasionalmente mostrar resultados duplicados durante o processo de recuperação, mas nada disso tira a utilidade e extrema conveniência do software.

Recebeu nota 4 de 5 na nossa avaliação.

O Leawo iPhone Data Recovery não é gratuito. São USD59,95. Mas, se comparado ao valor dos seus arquivos perdidos, o custo-benefício é excelente.